Nesta altura, provavelmente já ouviste falar de e-mail marketing mais vezes do que podes contar. Mas o que é exatamente? Porque é que a tua empresa deve investir tempo e, se for o caso, dinheiro nele?
“O marketing de permissão é o privilégio (não o direito) de entregar mensagens antecipadas, pessoais e relevantes a pessoas que realmente as querem receber.”
Seth Godin
O que é o e-mail marketing e como deves investir nele?
O e-mail marketing é quando uma empresa envia uma mensagem a um grupo de pessoas-alvo através do e-mail: anúncios, vendas, notificações, a lista continua. Em termos de relações, ajuda a criar lealdade entre ti e os teus clientes, aumenta o reconhecimento da marca e a confiança. Em termos financeiros, enriquece a comunicação da tua empresa e gera mais tráfego/vendas para o teu site/produto. O e-mail marketing é também económico, amigo do ambiente e permite-te atingir mercados-chave específicos. Já não tens de gastar enormes quantias de dinheiro em espaço impresso, televisão, rádio ou publicidade exterior.
Como é que funciona? Começa por reunir alguns e-mails de clientes actuais e vai aumentando a sua lista ao longo do tempo. Sempre que quiseres enviar uma mensagem, podes enviá-la a toda a gente da tua lista ou até fazer uma segmentação mais profunda e enviar diferentes e-mails a diferentes grupos da tua lista. Depois, cria o(s) teu(s) e-mail(s) para alvos específicos, fornecendo-lhes uma mensagem personalizada em que possam estar interessados. Isto ajuda a promover a confiança na tua empresa e as pessoas sentem que são importantes para ti. Resultado: aumentas as tuas vendas.
5 dicas para aumentares a tua lista de e-mails num curto espaço de tempo:
- Facilita aos teus leitores/clientes a subscrição do teu e-mail. Não só a opção de subscrever o teu e-mail deve ser visível e atraente, como também deves colocar ofertas estratégicas de opt-in: não só no teu blogue, mas também gerar backlinks para ele. Aponta os leitores para a tua oferta de opt-in, publicando como convidado noutros blogues e sítios Web, ou mesmo publicitando nas redes sociais.
- Faz com que os teus clientes queiram partilhar com outros. Mark Zuckerberg diz que “nada influencia mais as pessoas do que uma recomendação de um amigo de confiança”. Dito isto, incentiva os teus actuais subscritores de e-mail a reencaminharem o teu e-mail para amigos que também o possam achar útil.
- Cria conteúdo útil para os teus leitores. Não podes simplesmente esperar que as pessoas escrevam o seu endereço de e-mail; elas precisam de uma razão para o fazer. Tens de os seduzir! Cria um e-book, um PDF, um vídeo, ou o que for mais adequado ao teu negócio, para que os leitores possam facilmente subscrever e obter os benefícios de um conteúdo especial.
- Concentra-te na tua promessa. Criar uma promessa convincente fará com que as pessoas entrem na tua lista, porque estarão ansiosas por se alimentarem do teu conteúdo. Tenta torná-la o mais relevante e pessoal possível para o teu leitor, fortalecendo a vossa relação.
- Ganha mais subscritores organizando um concurso. Dá aos teus leitores algo pelo qual competir e, em troca, eles têm de ir ao teu blogue/site e enviar o seu e-mail. Isto pode ser feito diretamente no teu sítio Web ou em qualquer outra plataforma social – o Facebook funciona muito bem para concursos.
- Usa anúncios. A melhor maneira de construir a tua lista é organicamente; no entanto, não é a mais rápida. Podes impulsionar a tua lista comprando anúncios através de várias plataformas sociais. Utiliza os anúncios do Facebook, as actualizações patrocinadas do Linkedin, os anúncios do Twitter e o AdWords. Com o Google AdWords, podes até aumentar a tua lista dez vezes. Tudo isto custa dinheiro, mas terás muito mais receitas se usares anúncios.
Não existe uma pílula mágica quando se trata de marketing por e-mail e de aumentar a tua lista – ou para qualquer outra coisa. Mas podes avançar passo a passo para criar uma lista de e-mails sólida que garanta clientes sólidos. Demos-te cinco dicas, mas há todo um mundo de coisas que podes fazer mais, como webinars. Experimenta e vê o que funciona melhor para o teu alvo específico – lembra-te, é uma viagem e dificilmente há um destino.
Lembra-te, no final, o que importa é a relação que constróis com os teus leitores e clientes. Utiliza o teu e-mail marketing não só para criar conteúdos úteis, mas também para tornar cada leitor importante para ti – é isso que manterá o teu negócio vivo.
Marketing professional with expertise in digital marketing, SEO, and client management. Bárbara helps businesses across diverse industries boost their online visibility and engagement. Combining strong communication and marketing strategy skills with experience in project management, workflow design, and process optimization, she builds efficient systems that drive results and improve collaboration.

