Quando se trata de estratégia de marketing de conteúdos, não se trata apenas do que fazes. O que não fazes também pode determinar o teu sucesso ou o teu fracasso.
O que deves fazer para te certificares de que a tua estratégia de marketing de conteúdos está a ser bem sucedida?
Planeia a tua produção de conteúdos
Primeiro e essencial passo para a tua estratégia: Escreve pelo menos 52 publicações que poderias criar, para saberes se tens conteúdo suficiente para partilhar com o teu público durante um ano inteiro. Caso contrário, poderás enfrentar a pressão de criar conteúdo que pode levar a publicações pobres e desinteressantes.
Pesquisa as tuas palavras-chave
Cria o teu conteúdo com base em palavras-chave importantes. Descobre a linguagem que o teu público utiliza quando procura o teu produto ou serviço para responder corretamente às suas necessidades. Coloca-te no lugar do teu cliente. Se estivesses à procura do teu tipo de produto ou serviço, o que escreverias?
Sobre este tema, consulta o nosso artigo anterior: Como fazer pesquisa de palavras-chave: Ferramenta de palavras-chave para otimização SEO
Funil de vendas
Nem toda a gente está no mesmo ponto do percurso do comprador quando chega ao teu site. Cria uma estratégia de marketing de conteúdos que aborde diferentes fases e guie o teu público através do processo de compra. Isto aumentará as tuas probabilidades de encontrar pessoas no momento perfeito.
Pensa em multiplataformas
Evita concentrar-te numa única plataforma e extrai sempre a maior parte do teu conteúdo. Escreveste um texto? Transforma-o num podcast, grava um vídeo e cria uma imagem para partilhar em todo o lado. Faz coisas diferentes e interessantes com o teu conteúdo.
Como dissemos anteriormente, o que não fazes também é uma parte importante da tua estratégia de marketing de conteúdos.
O que não deves fazer neste cenário?
Sem objetivo
Antes de mais, o conteúdo exige esforço e investimento. Não cries conteúdo apenas para aumentar a densidade do teu site, não aborreças os teus clientes. Procura educar o teu público, conduzindo-o através da buyer’s journey.
Apenas SEO
Embora seja uma boa estratégia de marketing de conteúdo ter muitas palavras-chave relevantes no teu conteúdo, encher o teu conteúdo com as palavras-chave escolhidas vai tornar o teu conteúdo ilegível, cansativo e não-humano. Não o faças, a menos que queiras afastar o teu público.
Um tipo
Estar em diferentes fases significa diferentes dúvidas e noções sobre o teu produto/serviço. Criar sempre o mesmo conteúdo (duração, voz, informação) não te vai ajudar a ti nem ao teu público a atingir os teus objectivos.
Não há promoção
Se a publicação do teu conteúdo é apenas o primeiro passo da tua estratégia de marketing de conteúdos, é na promoção que deves dedicar a maior parte do teu esforço. Certifica-te de que chegas ao teu público.
Sabe mais sobre a estratégia de marketing de conteúdos.
