Aprender sobre dicas e plugins para te ajudar a otimizar o teu site WordPress para SEO vai poupar-te tempo e dores de cabeça.
Muitas pessoas parecem acreditar que apenas colocar um site WordPress em funcionamento e cheio de conteúdo é a parte mais difícil. Mas não é. Otimizar o teu site para SEO não só pode ser confuso, como também pode consumir muito tempo e ser frustrante para um novo utilizador.
Otimizar o teu site WordPress para SEO é muito importante para que seja reconhecido pelos motores de busca. Quando a tua página é devidamente reconhecida, podes desfrutar de mais tráfego e exposição. O que é necessário para criar o burburinho de que precisas para seres notado. Estas dicas e plugins vão certamente tornar essa tarefa muito mais simples, ajudando-te a otimizar o teu site WordPress para SEO sem todas as complicações.
Não tornes o teu sítio visível até estares pronto para o lançar
Um grande erro que muitos principiantes cometem é publicar o seu site ou páginas antes de estarem prontos para o público. Isto não só pode confundir os motores de busca e baixar a tua classificação, como também pode afastar os espectadores do teu conteúdo. Existem algumas formas excelentes de manter o teu conteúdo em segredo até estar pronto.
Administrador do WordPress
Para manter todo o teu site escondido dos motores de busca, o WordPress dispõe de uma opção “Visibilidade para motores de busca”. Podes aceder a esta opção a partir da área de administração, selecionando Definições >> Página de leitura. Certifica-te de que desmarcas esta caixa quando estiveres pronto para lançar.
Tags WordPress NoIndex/NoFollow
Utiliza as etiquetas rel=”noindex” ou rel=”nofollow” nas páginas do teu blogue para evitar que sejam rastreadas antes de estarem prontas. Além disso, utiliza a etiqueta rel=”nofollow” para hiperligações que não estejam diretamente relacionadas com o conteúdo da tua página. A rel=”noindex” em páginas menos importantes que tenham conteúdo ou títulos duplicados para evitar que os robôs do Google pensem que estás a duplicar o teu conteúdo em várias páginas.
Utiliza URLs optimizados para SEO
As hiperligações permanentes são um ótimo local para guardar algumas palavras-chave de SEO e melhorar a classificação do teu site. Por defeito, o WordPress utiliza ?p=[número de id] para gerar permalinks para as tuas páginas. Os motores de busca não reconhecem este formato.
Contorna este problema mudando manualmente os permalinks para uma estrutura baseada em texto. Usando a estrutura de “Teudominio.com/ano/qualquer-que-seja-o-título-do-teu-post”.
Podes introduzir palavras-chave específicas que os bots dos motores de busca possam reconhecer. Podes alterar a estrutura dos teus permalinks na página Configurações do WordPress >> Permalinks.
Obtém um plug-in de SEO
Se estás apenas a começar, obter um plugin de SEO é uma das formas mais fáceis de otimizar o teu site WordPress para SEO. Estes plugins permitem-te monitorizar o tráfego, as palavras-chave, as meta descrições e muito mais, dependendo do plugin que escolheres. Há uma série de plugins online gratuitos para SEO (Yoast ou All-In-One-SEO, por exemplo), por isso não sintas que precisas de uma versão paga para começar.
Cria um Sitemap XML
Os mapas de sítios fornecem aos motores de pesquisa ligações para todo o conteúdo do teu sítio. Isto facilita a indexação do teu conteúdo pelo motor de pesquisa. Um mapa do site não aumenta necessariamente a tua classificação, mas permite que os motores de busca encontrem e classifiquem as tuas páginas mais cedo.
Alguns plug-ins de SEO fazem a curadoria automática de um mapa do site .xml para ti. Quando tiveres o mapa do site .xml criado, envia-o para o Google e o Bing. Adicionar o teu site à Consola de Pesquisa do Google pode simplificar qualquer processo que o teu plug-in de mapa do site possa não executar por ti (ou seja, enviar o teu mapa do site).
Consola de pesquisa do Google
A Consola de Pesquisa do Google (antiga Ferramenta do Google para Webmasters) é uma ferramenta de SEO que te mostra exatamente como o Google vê o teu site. Fornece aos utilizadores relatórios e dados sobre a forma como o seu site é visto pelo Google, o que te pode dizer o que está a funcionar bem no teu site e o que não está. Para saber mais sobre a Consola de Pesquisa do Google, consulta a página deles.
Mantém o teu site rápido
A velocidade é um fator importante quando se trata de classificações nos motores de busca. O teu site deve carregar sempre rapidamente. Existem alguns truques para garantir que isto acontece sem falhas:
– Usa um plugin de cache
– Escolhe um bom Webhost / servidor
– Usa um CDN para um maior desempenho do site
– Optimiza as imagens no teu site (peso – usa compressão de imagem – e texto ALT)
Cada um destes truques e plugins pode melhorar consideravelmente a velocidade do teu site. Isto não só beneficiará o teu site com a classificação nos motores de busca, como também tornará o teu site mais fácil de utilizar pelos visitantes.
